Na quarta-feira (23), a Polícia Civil do DF, por ação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF), deflagrou a Operação GridPay, para cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de Americana/SP, em decorrência de investigação envolvendo crimes de invasão de dispositivo informático, extorsão e associação criminosa. O alvo principal da operação foi um homem de 33 anos, identificado como personagem central do grupo criminoso.
As investigações se iniciaram após denúncia de uma das vítimas, sócia de uma empresa de soluções de pagamento digital, a qual informou ter sofrido grave ameaça. A mulher relatou que os criminosos invadiram os servidores da empresa, hospedados em uma plataforma de nuvem, e obtiveram acesso a dados sensíveis de cerca de 8.000 clientes. Em reunião virtual, os autores exigiram o pagamento de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reaispara evitar a divulgação dos dados obtidos.
Durante essa reunião, um dos investigados fez ameaças diretas à vítima, alertando sobre as consequências, caso o pagamento não fosse realizado em 24 horas. Posteriormente, o mesmo indivíduo publicou mensagens intimidatórias em uma rede social, reforçando a exigência do pagamento.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão na cidade paulista, foram apreendidos dispositivos eletrônicos os quais serão submetidos à perícia, a fim de aprofundar a investigação e verificar a participação do suspeito e seus comparsas.
A pena máxima para os crimes de crimes de invasão de dispositivo informático, extorsão e associação criminosa, se somadas, podem chegar até de 21 anos de reclusão.
Com o cumprimento do mandado, a continuidade das apurações será essencial para identificar todos os participantes e definir a função de cada um na associação criminosa.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação