O Governo do Distrito Federal (GDFestá mapeando, com o Drenar DF — iniciativa que estabelece ações para melhorar o sistema de captação de água das chuvas e combate inundações no DF —, pontos críticos de alagamento na Asa Norte. O levantamento identificou vias com até 300 metros sem bocas de lobo em diversos lugares, como no Setor de Rádio e Televisão Norte (SRTVN), nas proximidades da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrinchae em algumas áreas ao longo do Eixinho.
O (GDF) destinou cerca de R$180 milhões para a instalação de 291 bueiros, dos quais 235 foram concluídos, até o momento. A obra, no Plano Piloto, abrange as quadras 102, 202, 302, 402, 702 e 902, passando pelas vias W3, W5, L2 e L4 Norte, e o Eixo Rodoviário (Eixão).
A segunda fase do projeto prevê intervenções das quadras 4 e 5 até às quadras com final 14 da Asa Norte. O planejamento está em análise pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e depende da liberação de recursos. Um terceiro estágio está em estudo para atender as quadras que terminam em 15 e 16.
Além das obras ligadas à captação de águas das chuvas, o projeto inclui a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, que integrará uma bacia de detenção para armazenamento das precipitações pluviais e uma praça arborizada. O espaço, de 5 mil m², contará com 249 árvores, incluindo espécies nativas e frutíferas, como jabuticabeiras, pitangueiras e copaíbas, e uma ciclovia de 1,1 km que contornará toda a área.
Fonte Correio Braziliense