O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou as declarações do líder russo, Vladimir Putin, sobre a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos e o acusou de buscar arrastar as coisas para continuar a guerra. "Todos ouvimos as palavras muito previsíveis e muito manipuladoras de Putin em resposta à ideia da trégua", disse Zelensky, apelando que haja mais pressão sobre Moscou.
Putin anunciou hoje em coletiva de imprensa que apoia a cessação das ações militares na Ucrânia, desde que leve a uma "paz duradoura", em resposta à proposta norte-americana de uma trégua de 30 dias, já aceita pelo governo de Kiev. "A Rússia concorda com as propostas para travar os combates, mas partimos do pressuposto de que o cessar-fogo deve conduzir a uma paz duradoura e remover as causas profundas da crise", indicou Putin.
Putin acrescentou ter questões importantes que precisa esclarecer com Washington e sinalizou que deve conversar por telefone com Donald Trump.
Em reação, o presidente dos EUA afirmou à mídia no Salão Oval que Putin fez uma declaração muito promissora sobre a proposta de cessar-fogo, apesar de considerá-la incompleta. Mas, que poderia encontrá-lo, sendo que é necessário resolver rapidamente a negociação atual.
É preciso que a Rússia concorde com a trégua. Espero que façam a coisa certa. Muitos dos detalhes de um acordo final já foram discutidos. Agora vamos ver se a Rússia esta disposta e, se não estiver será um momento decepcionante para o mundo”, apontou Trump.
“Eu tenho meios, mas não quero falar sobre isso agora, porque no momento estamos conversando com eles e, com base nas declarações que ele (Putinfez hoje, acho que foram bastante positivas”, respondeu Trump ao ser questionado pelos jornalistas se iria impor novas sanções para pressionar e forçar Moscou a aceitar o acordo.
No entanto, o presidente dos EUA já mencionou em outra ocasião que espera o apoio do Kremlin à sua proposta e ameaçou com novas sanções e represálias caso se recuse.
Fonte Diário de Pernambuco