Tocando Agora: ...

Na CIT, ministro da Saúde destaca importância do diálogo com estados e municípios para o avanço do SUS

Publicada em: 31/03/2025 19:36 - Saúde

Para mim, é uma alegria estar de volta à CIT. Aqui é um espaço de diálogo com estados e municípios onde, por meio de debates e pactuações, expandimos e aprimoramos o SUS. Tudo isso para levar saúde integral e de qualidade para a população”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a sua participação na 3ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), nesta quinta-feira (27), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília. 

Além de ressaltar a importância do diálogo com estados e municípios para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), Padilha reforçou que as pactuações feitas no colegiado auxiliam no acesso integral à assistência à saúde. Representantes dos conselhos nacional de Secretários de Saúde (Conasse de Secretarias Municipais de Saúde (Conasemstambém fizeram parte dos debates. 

Estiveram presentes também na reunião da CIT os seguintes secretários: Executivo, Adriano Massuda; de Saúde Indígena, Weibe Tapeba; de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales; de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Felipe Proenço; além das secretárias de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas; e de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda de Negri. Também participou Rivaldo Cunha, representando a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)

Debates 

Na reunião, gestores e representantes dos estados e municípios abordaram os seguintes temas: 

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) 

  • Atualização sobre dengue e outras arboviroses;
  • Ações estratégicas de vacinação nas escolas e atualização da caderneta;
  • Apresentação da estratégia de vacinação contra a influenza;
  • Ampliação da estratégia de vacinação contra o HPV

Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) 

Secretaria Executiva (SE)

  • Balanço das atividades da CIT nos anos de 2023 e 2024. 

Fonte Ministério da saúde 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...