Tocando Agora: ...

Em reunião do Conselho consultivo do Inca, Padilha destaca potencial que o Brasil possui no cuidado com o câncer

Publicada em: 11/04/2025 21:12 - Saúde

o participar da primeira reunião do Conselho Consultivo da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e do Instituto de Câncer (Consinca), realizada na quinta-feira (10), em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse acreditar que o Brasil tem potencial para ser um exemplo mundial no cuidado do câncer. “Estou convencido de que temos tudo para consolidar a maior rede pública de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no mundo”, declarou. 

Padilha destacou ainda a importância de envolver os mais diversos atores nessa ‘construção’, incluindo a sociedade civil, voluntários, instituições públicas e privadas. “Envolvendo outros segmentos, podemos transformar o câncer em um tema de mobilização da sociedade brasileira”, disse. 

Também presente ao encontro do Consinca, o secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Mozart Sales, citou a importância da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), que deve estar mais presente nos territórios, reforçando a necessidade de diagnóstico em tempo oportuno. Entre as ações em execução na secretaria para alcançar esses objetivos, o secretário destacou o programa Mais Acesso a Especialistas e os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs). 

“A gente precisa construir efetivamente uma rede de CACONs estruturada, organizada, qualificada, com capacidade de construir e estabelecer referencial, prática de gestão, modelo assistencial em rede. Os centros de assistência precisam ser instrumentos importantíssimos da política de câncer, ser ‘ponta de lança’”, observou Mozart. 

Já o coordenador-geral da PNPCC no Ministério da Saúde, José Barreto, apresentou os avanços e desafios da área, afirmando que criar uma rede de cuidado da doença é fundamental. “Essa rede é um sucesso enorme, já teremos reflexos nesse ano e nos próximos”, assegurou. 

Sobre o Consinca 

Instituído pela Portaria 1.390, de 28 de setembro de 2023, o Conselho Consultivo tem como objetivo assessorar o ministério nas propostas de formulação, regulamentação e supervisão da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. 

Integram o colegiado, órgãos e autoridades do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), as entidades técnico-científicas especializadas na prevenção e controle do câncer, as entidades de prestadores de serviços ao SUS, dentre outros.

Fonte Ministério da saúde 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...